Arjun Verma

No próximo dia 9 de setembro, às 21h, o Cerrado das Fontainhas apresentará um concerto de sitar e tabla com o sitarista e compositor indiano americano Arjun Verma.

Os ingressos podem ser adquiridos on-line através do botão abaixo:

Arjun Verma começou o seu percurso com seu pai, Roop Verma, e continuou a sua aprendizagem com o lendário Ali Akbar Khan e o seu filho Alam Khan. O treino meticuloso de Arjun levou-o a uma musicalidade muito rica envolta numa majestosa profundidade e na alegria típica da música clássica do norte da Índia.

Aclamado pelo New York Times como um “sitarista fino”, Arjun compartilha as jóias da sua herança cultural de uma maneira inovadora, moderna e relevante, mantendo um alto padrão de integridade tradicional.Faz também parte integrante desta bonita performance intimista, um dos principais músicos de tabla do Reino Unido/ Europa, Gurdain Rayatt que se apresenta regularmente como artista internacional. Gurdain destaca-se tanto no âmbito clássico tradicional como solista apto e acompanhante sensível de performances instrumentais, vocais e de dança clássica hindustani, bem como um músico versátil e expressivo em projetos e grupos de música multicultural, folclórica e mundial.

Esta performance é uma viagem pela música clássica do norte da Índia, onde o repertório de melodias tradicionais é enorme. Conhecidas como raagas, cada uma destas melodias é constituída por muitas músicas e peças instrumentais. Este tipo de música, embora esteja firmemente enraizada numa rica e antiga tradição musical com muitos elementos, há também um enorme espaço para cada performer improvisar e expressar os seus próprios sentimentos.

Tal performance é autenticamente única, composta de forma espontânea no local e nunca mais duplicado. Os ouvintes são capazes de testemunhar e experimentar a verdadeira arte de fazer música ao vivo, de uma forma altamente sofisticada e revigorante. O improviso é a natureza da música clássica do norte da Índia e oferece uma performance rica, fresca e animada para os ouvintes usufruirem da experiência.